A palavra é sua...

Tem alguma recordação de Bella que gostaria de dividir conosco? Deseja fazer algum comentário sobre o website? Fique à vontade para utilizar esse espaço; teremos prazer em ouvir o que você tem a dizer.

Cláudia Luna
29 de janeiro de 2013

Esta semana compartilhamos a saudade de nossa querida Mestra, que estaria completando 87 anos, com pequenas homenagens. Discutindo seu texto sobre "A nova realidade do romance hispano-americano" através de resenhas e trabalhos dos alunos, através de conversas na sala dos professores, através de dedicatórias em Dissertações de Mestrado, como a que tomo a liberdade de transcrever abaixo, de Gisele Reinaldo, sua última orientanda, que foi "adotada" por Mariluci:

"À Professora Emérita Doutora Bella Jozef (in memorian), da Faculdade de Letras da UFRJ, emérita em seu legado crítico e humano. Sou grata por todas as tardes em sua casa, no bairro do Catete no Rio de Janeiro, durante o período de Iniciação Científica, em que, com suas ricas narrativas sobre a convivência com Gabriel García Márquez, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Manuel Bandeira: com sua erudição: com seu olhar pontual e crítico sobre meus textos, mudava, a cada encontro, a solidez de minha formação, enchia meu ser de inspiração, mudava minha vida". Gisele Reinaldo

Muitas vezes, naquelas salas e corredores, quando penso nela me vem a sensação de paz e acolhimento; outras vezes me "orienta" através de pequenos sinais. Sei que ela está bem e serena.

Sua sabedoria e seu exemplo nos inspiram em nossas práticas acadêmicas. O Setor de Hispano-americana vive e na ocasião devida a Faculdade de Letras lhe fará as devidas homenagens...

Um abraço carinhoso e fraterno,

Cláudia Luna


Cláudia Luna
15 de outubro de 2012

HOJE, quinze de outubro de 2012, como fiz ao longo de décadas, saúde minha querida Mestra, Bella Jozef! Obrigada por seu carinho, dedicação e por seus ensinamentos!


Margo Glantz
20 de janeiro de 2011

I have read the page you have prepared for Bella and I was very touched by her death and Moacyr' Scliar's almost at the same time. I would like to say that Bella was always a very good friend, we have shared a lot of very interesting and rewarding experiences both as scholars and human beings with her and with Jorge. I send my love, Margo Glantz


Bruna
7 de junho de 2011

Estou fazendo um trabalhoe farei uma palestra sobre o livro de Bella e gostaria de saber se podem ajudar. Estou feliz de ter conhecido seu trabalho, lamento ter sido depois de seu falecimento, pelo que vi, era uma Professora muito queria e sábia. Por favor, se puderem me ajudar, deixo meu e-mail: bubuh_dulce@hotmail.com

Obrigada e parabéns pelo site.


Clair de Mattos
10 de maio de 2011

Bella Jozef was a wonderfull female writer, an unforgettable teacher and one of my best friends. I remember her sweet smile and her unforgettable presence. I´ll keep her figure inside my hearth forever and ever.

Clair de Mattos.


Sandro Drumond
Mar 31, 2011

Tenho agradecido todos os dias por ter tido Bella na minha vida. Foi uma grande incentivadora e seus conselhos e longas conversas me fizeram sair do Italiano e ir para o espanhol. Fui seu aluno de Mestrado e me considero um grande sortudo por tido a oportunidade de te-la como leitora e crítica do meu trabalho. Apesar de não ter seguido seu último conselho para mim (fazer o Doutorado com ela sobre a escritora mexicana Barbara Jacobs), muito do que conquistei até...


Beth Fischmann
29 de março de 2011

Rosine, nao tive a honra de conhecer sua mãe e suas obras, mas fico feliz em ve-la homenageada de forma tão linda, assim como te encontrar após tantos anos. Somente como lembrete, sou amiga de infancia da Tania e Katia (Eliezer) e tenho lindas lembranças daqueles tempos onde voce esteve presente.

Grande beijo

Beth


Tania Perelberg
29 de março de 2011

Rosine, espero que este website tenha conseguido trazer a voce um pouco de alegria. Tania


Ester Perelberg
28 de março de 2011

Oportuna e merecida homenagem à mui querida Profª Bella Jozef ! Seu notório saber acadêmico está presente nas suas obras e nos ensinamentos a seus alunos. Sua sabedoria de vida está presente na sua admirável simplicidade. Parabéns!


Flavio Mester
www.yourwebdepartment.com
25 de março de 2011

Como designer, foi uma honra e um prazer ter trabalhado nesse pequeno porém sensível website. Não é todo dia que tenho a oportunidade de usar o nosso software para design e gerenciamento de websites num projeto tão interessante. Daqui do Canadá desejo tudo de bom para a família da Sra. Jozef, seus colegas e amigos.


Damiana Helena da Silva
1 de março de 2011

Conheci esta celebridade que infelizmente se foi.


Regina Duarte Viana
28 de fevereiro de 2011

Quando fui sua aluna, em 2009, tive aula em sua casa. Fiquei muito receosa em como deveria comportar-me. Sem querer, fui a primeira a chegar. Senti que não sabia como agir. Para minha surpresa, ela própria abriu a porta, me puxou e deu-me um abraço carinhoso. Meu temor caiu por terra. Que pessoa delicada, generosa, inteligente! Fui abençoada por haver vivenciado suas aulas!


Celina Maria Moreira de Mello
27 de fevereiro de 2011

Estava muito grávida e apressada, pelas escadarias da Faculdade de Letras, na Avenida Chile. Ainda ouço a voz de Bella gritando: "Menina não corre"! seu carinho sempre me acompanhou, em mais de trinta anos de convívio. Foi de minha banca de mestrado e do concurso para titular, foi minha chefe de Departamento, minha colega e amiga. Lutou até o fim pela Literatura hispano-americana e por seus ideais. Sempre presente! Obrigada Bella, quantas saudades!...


Conceição
24 de fevereiro de 2011

O site está tão singelo como é e será, sempre, nossa querida BELLA. Parabéns, por este feito! Ela é merecedora, sem dúvida! "Una lástima que el homenaje no fue en su vida..." Abraços para todos!


luner
24 de fevereiro de 2011

SAUDADES!!!!

Professora com letras MAIÚSCULAS ! Sempre viverá em meu coração...


Claudia Luna
23 de fevereiro de 2011

Obrigada, mestra!


Mônica N Bila
12 de janeiro de 2010

Fui e serei sempre orientanda e discípula de Bela Jozef. Jamais esquecerei da dedicatória que recebi num de seus livros: "Das margens da literatura, para o centro de minha afeição..." Saudades!


Janet Shein-Szydlo
14 de dezembro de 2010

I send the Jozef and Perelberg families all my love

From Mexico to England to Brazil...


Betty Steinberg
14 de dezembro de 2010

Com ou sem site, ela estara na memoir de todos. Mas com site eh melhor. Parabens pela iniciativa.


Alfredo Schechtman
13 de dezembro de 2010

Bela e justa iniciativa.


Agradecemos a Felipe Massao, Tania Perelberg e Flavio Mester a imensa ajuda e entusiasmo na produção deste site; também a todos os alunos, amigos e colegas de Bella que me enviarem artigos e retratos.

Se você tiver algum material para contribuir para o site, por favor me contate em rperelberg@perelberg.com

Obrigada por sua visita,

Rosine Jozef Perelberg

Top of page
*
*
Invisifield:
 

Invisifield: